Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Aspilia diamantinae J.U.Santos EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-04-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica dos Campos Rupestres da região de Diamantina, no Estado de Minas Gerais. Tem distribuição restrita (EOO=533,06 Km²) e está sujeita a duas situações de ameaça, que consideram a atividade mineradora, as queimadas frequentes e o turismo descontrolado como principais ameaças. Essas atividades podem estar causando declínio da qualidade do habitat da espécie. Recomenda-se estudos populacionais para verificar o estado de conservação da população.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Aspilia diamantinae J.U.Santos;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Endêmica da região de Diamantina, MG (Santos, 2001, Nakajima et al., 2010).

Ameaças

1.1.4 Livestock
Severidade low
Detalhes A expansão agropecuária ameaça os Campos Rupestres do Espinhaço (Vasconcelos et al., 2008).

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes Na região central do Espinhaço,entre as principais ameaças, a mineração é das mais severas (Vasconcellos et al., 2008).

1.1.4 Livestock
Severidade very high
Detalhes Vasconcelos et al. (2008) indicou a criação de gado como uma das maiores ameaças a biodiversidade do Espinhaço mineiro.

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Nunes (2008), relacionou várias ameaças no Parque Estadual de Biribiri, localizado no município de Diamantina, MG. Entre elas, desmatamento e descaracterização de áreas naturais por atividades antrópicas.

1.7 Fire
Severidade high
Detalhes Vasconcelos et al. (2008) cita a incidência do fogo como forte ameaça aos habitats da região do Espinhaço.

1.7 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes Nunes (2008), relacionou várias ameaças no Parque Estadual de Biribiri, localizado no município de Diamantina, MG. Entre elas, o fogo intensivo é uma das mais severas.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Citada como "Criticamente em perigo" (CR) na Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- SANTOS, J.U.M. O gênero Aspilia Thou. (Asteraceae-Heliantheae) no Brasil. : , 2001.

- VASCONCELOS, M.F.D.; LOPES, L.E.; MACHADO, C.G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação. Megadiversidade, v. 4, n. 1-2, p. 221-241, 2008.

- NUNES, A. P. Registros Ornitológicos nos Campos Rupestres da Região de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Atualidades Ornitológicas, n. 143, 2008.

- NAKAJIMA, J., LOEUILLE, B., HEIDEN, G., DEMATTEIS, M., HATTORI, E.K.O., MAGENTA, M., RITTER, M.R., M. Asteraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB000055>.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

Como citar

CNCFlora. Aspilia diamantinae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Aspilia diamantinae>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 25/04/2012 - 20:18:08